Atualize-se com as últimas notícias
Higiênicos, práticos para serem utilizado, de fácil armazenamento, previnem a propagação de doenças e podem ser reciclados. Essas são algumas das vantagens dos copos plásticos. Seja para serem usados em festas e eventos ou mesmo como opção para os colaboradores e visitantes de uma empresa, os copos plásticos descartáveis reduzem custos, trazem benefícios para as pessoas e até mesmo para o meio ambiente, portanto Use, Colete e Recicle – Copos Plásticos são Sustentáveis.
Segundo estudos feitos a partir da metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), copos de plástico podem apresentar vantagens ecoeficientes, relativas à produção, ao consumo e ao descarte se comparados com o copo de papel, por exemplo. Uma Avaliação do Ciclo de Vida comparativa entre copos plásticos descartáveis e reutilizáveis (cerâmica, plástico e vidro), realizada pela ACV Brasil, apontou que copos descartáveis apresentam melhor performance no uso de água e energia que os reutilizáveis.
Esse estudo mostrou que, no quesito uso de água, cada copo descartável consumiu, desde sua produção até seu descarte e reciclagem, 26 ml, contra 232 ml de cada copo reutilizável lavado mecanicamente (em máquinas de lavar). Levando em consideração a lavagem manual, o consumo de água por copo reutilizável sobe para 1,2 litros (1.200 ml). Já em relação ao gasto energético, o uso do copo descartável em todo o seu ciclo de vida é de 6,66 WH/copo contra 16,01 WH/copo reutilizável referente somente à etapa da lavagem mecânica.
Outras vantagens – Leves e de fácil encaixe, inquebráveis e seguros, os copos descartáveis plásticos são fáceis de serem transportados e armazenados. A leveza do material faz com que, no transporte, a sobrecarga dos veículos seja menor, o que reduz o desgaste veicular e ajuda na redução das emissões da queima de combustíveis.
Os copos de uso único não acumulam bactérias e fungos, decorrentes da falta de secagem correta após a lavagem ou mesmo da falta de higienização adequada. Desta forma, é possível evitar enfermidades provenientes do contato com bactérias e ainda colaborar para preservar o meio ambiente se reciclado da maneira correta.
Quanto mais qualidade, mais economia. O copo descartável produzido dentro de especificações das normas técnicas pode ser reutilizado e durar mais tempo, além de garantir segurança e eficiência, por exemplo, quando usados para líquidos de alta temperatura. Depois de utilizados, esses copos podem e devem ser coletados e enviados para a reciclagem, voltando à Economia Circular, gerando emprego, renda e preservando o ambiente.
copos plásticos são sustentáveis
Reciclagem – Reciclar é poupar o meio ambiente. É gerar economia de energia e de recursos naturais, promovendo emprego, renda e incentivando a Economia Circular. Com essa visão, a empresa catarinense, Artplast, se dedica à reciclagem de plásticos, entre eles os copinhos descartáveis.
Mensalmente, a Artplast recicla cerca de 400 toneladas de copos descartáveis, que são transformadas em novos produtos, como chapas de comunicação visual, puxadores de moveis, produtos para a indústria moveleira em geral, fita de arquear, cadeira e baldes.
Além de promover a Economia Circular, ou seja, de reduzir a necessidade da extração de novas matérias primas da natureza, reutilizando materiais descartados, dando nova vida útil a eles e os reinserindo na economia, evitando que vão parar em aterros, lixões ou no meio ambiente, a atividade da reciclagem também é economicamente importante, pois gera empregos, diretos e indiretos, gera renda e tributos para o País. “Para aquele copinho plástico que, depois de usado, ninguém mais dá valor, nós damos uma importância muito maior e acreditamos que todos devem dar para o bem do desenvolvimento socioeconômico”, afirma Tito Hobold, diretor da Artplast.
Apesar de empregar diretamente 70 pessoas, a Artplast poderia ampliar ainda mais as suas atividades. Segundo explica Hobold, há ociosidade na linha de produção (cerca de 20%), muitas vezes por falta de material a ser reciclado. “Acreditamos que com mais informações às pessoas e com uma coleta seletiva mais eficiente, nosso negócio poderia crescer ainda mais”, completa o executivo.
Copos plásticos são sustentáveis.
Voltar